O fundo escuro descansa a vista

O últimos pássaros da revoada só irão sobreviver enquanto o primeiro estiver batendo asas.


domingo, 7 de março de 2010

Novos Rascunhos

Chamam sketch, mas poxa, não basta ser apenas um caderno de rascunhos onde você treina e desenvolve seu traço? Aliás, há muito mais utilidade que isso. Pode experimentar a técnica, estudar o olhar, etc. E transforma-se em um anexo do portifólio... Às vezes, algo que já existia desde sempre torna-se supervalorizado de uma hora para outra. Só vejo falarem desse tal de Sketch e na maior da verdade é um caderno de rascunho que ganhou nome inglês e ficou famoso. E para quem utiliza várias gramaturas e texturas de papel, pense, você já não fazia isso antes só que sem a espiral? Tudo o que aconteceu é que você ficou mais organizado com seus rascunhos, ou você ainda guarda tudo (desenhos, pinturas, folhas A3, A4, pedaços de papel desenhado, guarda-napo ilustrado) em uma só gaveta?

Ao rascunhar, prefira ser organizado utilizando vários Sketch's A4 ou A5, com folhas de papeis diferentes e gramaturas diferentes, pois pelo menos isso ajuda quando precisar mostrar seus estudos para profissionais. Você pode também ajudar a natureza, não comprando de primeira, mas utilizando aquilo que já tem e já usa. Quem sabe se você furar seus desenhos e passar a espiral, não dá um bom sketch? Ou melhor, pode fazer uma trama com cordão e colar como um livro. Não sei fazer isso, mas já vi e não parece difícil.


 

Bom, sobre as imagens: Fiz esse Sketch book ou Caderno, utilizando papel reciclado especial que ganhei da Ariany. Estou utilizando no curso de ilustração da Fundação Bradesco, ministrado pelo Will.

5 comentários:

George disse...

bom, não guardo em uma gaveta, mas numa pastinha a4, fica folhas soltas de A4, A5 e tamanhos menores recortados na hora. Junto ficam meus cadernos, - folhas avulsas - todas recicladas. não é bem um sketchbook, mas, bom - desempenha a mesma função. minha pasta está para sketch book assim como caderno está para fichário.

Pepe disse...

O que acha de tornar isso apresentável? Uma amiga fez uma fez um sketch utilizando uma caixa... na verdade não tinha espiral, nem cola, as folhas eram avulsas, mas dentro de uma caixa!

Abraço e obrigado por reclamar!

Anônimo disse...

Bem, querido Pepe,
Meu problema não é ter ou não um sketch. Eu tenho um monte porque nunca consigo chegar ao final. Antes da metade eu parto para outro sketch. Começo e não continuo. O que eu faço, dr?
hehe

Anônimo disse...

Bem, querido Pepe,
Meu problema não é ter ou não um sketch. Eu tenho um monte porque nunca consigo chegar ao final. Antes da metade eu parto para outro sketch. Começo e não continuo. O que eu faço, dr?
hehe

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Quem sou eu

Minha foto
Essa pergunta é sempre muito difícil, mas não para quem está respondendo... na verdade a pergunta está errada, pois eu sei quem sou, já vocês, não! Posso dizer que eu sou um cogumelo que para mim eu vou ser, mas para vocês eu possa parecer uma pessoa mesmo... Enfim, eu sou um cogumelo.